Conselhos que eu daria para mim mesma no passado

Que conselhos você daria para si mesma quando mais jovem? O que você acha que você, quando mais velha, diria para você agora? Assisti hoje esse vídeo aí e me senti muito emocionada com os conselhos que foram dados. Tenho certeza que o meu eu do futuro também terá muitas coisas para me falar, mas achei legal fazer esse exercício e pensar no que eu falaria para mim mesma se eu pudesse voltar ao passado e ter uma conversa franca com as Mari das antiga. Chorei algumas vezes escrevendo isso, e achei legal compartilhar com vocês :)

Conselhos que eu daria para a Mari do passado:

Pequena Mari criança:

Com 3 anos você já conseguia ler e escrever! Parabéns! Isso é realmente incrível. Você vai gostar muito de fazer isso daqui em diante, e, em muitos momentos, as pessoas irão te pedir para PARAR. As pessoas irão caçoar você por causa disso. Muitos irão te julgar, rabiscar seus cadernos. Sim, as pessoas vão te depreciar por isso e seus pais vão te pedir para que você deixe de levar livros para as festinhas. Sei que você ainda deve obedecer a eles, mas não tome birra dos livros por causa das piadinhas que todo mundo fica fazendo, por favor. Pode não parecer, mas todas essas pessoas que enchem o seu saco e te deixam triste com comentários idiotas, na verdade, acham incrível você gostar de ler, escrever e desenhar tanto assim. Tem um pouco de inveja nisso. Alimente ainda mais essa inveja e mostre do que você é capaz. Não se retraia e diminua, especialmente na escola, porque as pessoas dão risada de você. Desafie todas elas e faça ainda mais. Eu sei que você, em algum momento, vai até parar de se esforçar na escola por causa das coisas horríveis que falam com você. Eu gostaria que você não tivesse feito isso, mas não sinto raiva de você. Eu queria poder te abraçar e te ajudar a lidar com todas essas coisas. Sei que não é fácil, mas tente, se possível, não deixar com que isso aconteça. Mas fique tranquila, eu entendo se você não conseguir.

Aquela de maiô rosa, lá no fundo, sou eu. 1- Esse menino emburrado na frente vai ser seu amigo no futuro! 2- Por que raios você está de maiô enquanto tá todo mundo de uniforme? Gostei da cara de "I don't care".
Aquela de maiô rosa, lá no fundo, sou eu.
1- Esse menino emburrado na frente vai ser seu amigo no futuro!
2- Por que raios você está de maiô enquanto tá todo mundo de uniforme? Gostei da cara de “I don’t care”.

Mari de 10 anos:

Você acabou de menstruar pela primeira vez. Sei que você acha isso realmente horrível e isso te faz se sentir muito brava. Bom, em relação a isso, não tem muito o que fazer, você vai menstruar ainda por muito tempo e nunca vai ser algo realmente prazeroso, mas confie em mim: um dia você vai acabar se acostumando. A minha dica é ter paciência. Quando você tiver lá pelos seus 20, nem mesmo sujar a roupa vai parecer tão trágico. Junto com a menstruação, muita coisa tá acontecendo e eu sei que parece ser muito difícil ser uma menina agora. As pessoas vão querer que você não seja mais criança e vão começar a exigir que você seja mais feminina. Não se preocupe com isso. Não jogue fora as suas miniaturas de Pokémon, POR FAVOR. Não acredite no que te falarem sobre: “isso é coisa de criança e isso é coisa de adulto”, ou “isso é coisa de menina e isso é coisa de menino”. Please, just be yourself. Ah, e continue estudanto inglês por conta própria, acredite, isso é uma das melhores coisas que você pode fazer na sua vida! Mais uma coisa: NÃO LARGUE A AULA DE MÚSICA! Aproveite enquanto seus pais podem pagar por ela e depois você vai querer muito que você tivesse continuado.

não sei muito bem o que dizer sobre essa foto.
Não sei muito bem o que dizer sobre essa foto.

Mari de 14 anos:

Precisamos ter uma conversa muito séria sobre garotos. Você não precisa fazer algo que você não queira fazer. Nunca. Por motivo algum. Seu primeiro namorado? Ele não te faz bem. Você vai ter se arrependido de ter feito tanta coisa que não queria apenas para manter esse relacionamento cu. Ok, vai servir para aprendizado, mas eu já estou aqui te orientando a não dar sequência nisso. E não apenas com ele, tenha sempre isso em mente: você não precisa fazer algo apenas porque o seu namoradinho quer. Sei que você não tem muita confiança em si mesma, e isso é normal. Mas um dia você terá. E você pode muito bem adiantar este momento aprendendo uma coisa muito importante: diga não quando você quiser dizer não. Outra coisa: você está conhecendo muitas pessoas e você irá conhecer as melhores amigas da sua vida neste momento. Será incrível. Aproveite, pois você fez excelentes escolhas em relação à amizade. Ah, e não pare de jogar tênis! Você vai inventar mil desculpas para sua preguiça falar mais alto, mas continue jogando :) Desencane dos campeonatos e faça apenas pela diversão!

Minha tentativa de çençualizar fantasiada de Holly Golightly foi kinda #fail, mas a cara da Bianca tá muito engraçada, por isso escolhi essa foto.
Minha tentativa de çençualizar fantasiada de Holly Golightly foi kinda #fail, mas a cara da Bianca tá muito engraçada, por isso escolhi essa foto.

Mari de 17 anos:

Ok, chegou o momento de prestar vestibular e todo mundo dá uma importância absurda a este momento. Eu já te adianto duas coisas: passar no vestibular não vai definir a sua vida e você vai mudar de ideia em relação à sua profissão MUITAS vezes ainda. Talvez você não passe na Federal e talvez você não passe para o curso que você queria fazer e está tudo bem. Eu juro. Você vai se sentir mal, incompetente e estúpida por isso, mas no futuro estamos valorizando cada vez menos essa coisa idiota de passar no vestibular. Você vai entrar na Faculdade de Direito ao invés de Letras e depois você vai largar a Faculdade de Direito para fazer Jornalismo. Se você já conseguir pular direto para o Jornalismo, faça isso. Você vai aprender muito com o pouco tempo no Direito, mas nada que realmente vá mudar sua vida tanto assim. E você nem vai seguir a profissão de Jornalista! (SPOILER ALERT!) Mas isso não significa que você não deva fazer todos os seus estágios na área. Você vai conhecer melhor sobre as pessoas, sobre as coisas do mundo, sobre política, sobre os podres da sociedade e sobre as virtudes dela também. Faça tudo. Conheça lugares. Converse com gente. Vá. (Só não precisa fazer o estágio na TV Integração/Rede Globo. Você quer fazer só pelo status e para agradar as pessoas. Não vai ser legal e a única coisa que você vai realmente prender é que realmente não quer trabalhar lá). Mude logo seu cabelo, sem medo! Vai ser mó legal e você provavelmente não vai parar de fazer isso. Invista um pouco dos seus esforços para aprender mais sobre publicidade e marketing. Ah, e não tenha essa urgência toda de sair de Divinópolis e sair da casa dos seus pais. Você vai ficar aí por um tempo ainda, e depois vai ir embora na melhor hora possível. Eu prometo! Fique com a sua família agora. Aproveite muito os momentos com a sua mãe, o seu pai e o seu irmão. Aproveite morar com a sua mãe, quando você for embora vai sentir muita falta. Ah, mais uma coisa! Você vai embarcar numas de fazer blog e isso vai ser MUITO INCRÍVEL! O TPM Semanal vai dar certo! Faça isso! Se dedique e aproveite o momento! Isso vai definir toda a sua vida daqui em diante. TODA A SUA VIDA.

Essa é você em SP recebendo um prêmio pelo TPM Semanal, com pessoas incríveis que você conheceu por causa do blog. Isso vai mudar a sua vida mais do que a sua formatura #fikdik
Essa é você em SP recebendo um prêmio pelo TPM Semanal, com pessoas incríveis que você conheceu por causa do blog. Isso vai mudar a sua vida mais do que a sua formatura #fikdik

Mari de 24 anos (1 ano atrás):

Sabe aquela vaga que a Perestroika divulgou no Facebook e você não sabe se manda o vídeo se candidatando? Então, FAÇA ISSO. Você virá para BH e sua vida inteira vai mudar bastante. A Perestroika será incrível, mesmo que você não trabalhe lá por muito tempo. Em BH as coisas não serão fáceis, especialmente em questões financeiras. Aproveite agora para já diminuir seus gastos, você vai se arrepender por não ter conseguido economizar uma graninha com todo esse tempo de trabalho por aí. Por favor, faça isso. É sério. Mas sabe de uma coisa? Não se preocupe tanto assim também. Mudar de cidade é mais fácil do que você pensa e essa questão financeira não significa muita coisa se você sabe lidar com as preocupações de forma a, praticamente, não se preocupar tanto. Entre em todas as coisas que você imaginar. Se candidate para palestrar na Campus, vai parecer uma ideia um pouco doida no começo, mas vai rolar, vai ser legal e no outro ano vai rolar NOVAMENTE. Comece a investir em você e aproveite todas aquelas coisas que você fez, desde pequena, que eu te falei para não parar de fazer. Agora é a hora de começar a colher os benefícios de ter sofrido bullying na escola por ficar lendo a enciclopédia Barsa no intervalo. Por favor, não se sinta pequena perto de tanta gente grande. Você tem essa mania, PARE COM ISSO. Continue querendo crescer, sempre, mas não se diminua para ficar mais fácil notar a diferença depois. E novamente: insista naquilo que você acredita como verdade. Você não está 100% certa, mas está 100% certa em agir de acordo com o que você acredita. E mais uma coisa: você vai continuar sabendo, a cada ano que passar, que você está, a cada ano que passa, mais feliz e segura de si :)

:)
:)
Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *